Começa neste dia 3, e vai até 3 de novembro, uma exposição de desenhos e fotos de Ana Amélia Genioli na Galeria Eduardo Fernandes (R. Harmonia, 145, SP). Recebi o catálogo pelo correio, e no começo os desenhos pareciam rabisquinhos mais ou menos abstratos. Mas são fragmentos de braços e pernas, superpostos sobre um papel que,informa a crítica Juliana Monachesi, têm as dimensões de um lençol. A superposição se decifra melhor quando nos aproximamos das fotos que também fazem parte da mostra.
Aqui, as imagens se tornam mais “legíveis”, embora sigam o mesmo principio: trata-se de produzir não propriamente a ilusão de um movimento, mas como que a memoria visual do movimento, aquilo que se fixou e se apagou instantaneamente da nossa percepção. O efeito é surpreendente, porque a transparência de um tecido, de uma pele (outro tecido, afinal, sobre nossos corpos) ganha as características de uma linha, de um desenho. Em geral, fotografias são “pinturas” da realidade: mostram volumes, cores, luzes.
Ana Amélia Genioli faz com que sejam “desenhos” da realidade: traços, linhas, esboços – como se ainda fosse preciso, na verdade, que o real vivido a cada instante ganhasse, um dia, sua definitiva solidez.
Marcelo Coelho | 2006
Marcelo Coelho é jornalista e membro do Conselho Editorial do jornal “Folha de São Paulo”. É autor de diversos livros de ficção, ensaios, teoria crítica e cultural e também de livros infantis.
Bodies, lines
An exhibition of drawings and photos by Ana Amélia Genioli, at gallery Eduardo H. Fernandes opens next Wednesday (October 3, 2006), until November 3.I received the catalog by post and in the beginning the drawings seemed to be mere abstract scribbles.But they are fragments of arms and legs, superimposed on paper that, according to the critic Juliana Monachesi, have the dimensions of a bed sheet. The superposition can be better deciphered when we connect it to the photos, also part of the show.Here, the images become more legible, although they follow the same principle: it is not just the case of producing the illusion of a movement, but the visual memory of the movement, what has been fixed and has instantaneously been erased from our perception. The effect is startling, because the transparency of a piece of fabric, of a skin (another fabric over our bodies, after all) takes on the characteristics of a line, a drawing. In general photos are reality paintings; they show volumes, colors, lights. Ana Amélia Genioli turns them into reality drawings: strokes, lines, sketches, as though it were still necessary in fact to turn on day the reality experienced at each instance into its definitive solidity.
Marcelo Coelho
2006
Marcelo Coelho is a journalist and member of the Editorial Board of Folha de São Paulo, since 1990.He is the author of several fiction books, essays, cultural and critical theory and also children books.